O conceito de FabLab surgiu como uma colaboração entre o Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e o Center for Bits and Atoms com a concessão da Fundação de Ciências Naturais (Washington, D.C.) em 2001. Hoje, 18 anos depois da idealização e implementação do projeto mundo afora, encontramos mais de 1.200 Fab Labs pelo mundo, sendo 40 deles no Brasil.
Neste mesmo "rumo" a QStampa FabLab, procura oferecer novos estímulos e experiências não comuns nos dias de hoje, para profissionais de criação e design. Na QStampa FabLab, os alunos são estimulados a utilizar a resgatar técnicas de criação e impressão centenárias nada usual nos dias de hoje como a tipografia tradicional do SEC XIV, encadernação medieval, estamparia com estêncil, etc. O objetivo é estimular novos desafios e percepções que de alguma forma se conectam a realidade em que vivem no dia a dia.
Este programa foi idealizado em atividades de Educação Maker. Atualmente é liderado por Mauricio Lemmi - formado pela Álvares Penteado e ESPM, mestre pela Poli-USP e sócio fundador da QStampa A Fábrica de Artes, conta com a parceria da ABA Global Education e do Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias, do Centro de Educação da USP. Conta também com apoio da Fedrigone Brasil no fornecimento de papéis, substratos e comunicação.
Fazer coisas e colocar projetos como este na rua, está na nossa essência... aproveite!
FAB/LAB Design & Publicidade – Laboratório de criação e produção
O objetivo do FAB/LAB Design & Publicidade, é despertar novos orizontes aos profissionais (alunos) envolvidos na técnica nvolvida. Serão abordados algumas das principais modalidades de estamparia:
1 .Letterpress Printing - tipografia contemporãnea;
2 . Silkscreen Printing;
3 . Estamparia em papel e tecido por: Xilogravura, Block Printing, e abordagem de técnicas variadas.
A estrutura estabelecida para estas atividades artísticas e previamente coordenadas, facilitarão ao aluno em um curto espaço de tempo, identificar as características técnicas de produção e seu processo de criatividade e limite. Isto facilitará a interpretação do caminho da arte percorrido até os dias atuais, as técnicas hoje empregadas, facilitando a percepção do que virá nos dias e anos que se seguem... Estas oficinas são projetadas para desenvolvimento artístico e racional.
Método
Rápida apresentação do conteúdo teórico, apresentação dos materiais e aplicação dos conhecimentos para cada técnica, por meio da prática e com o uso de ferramentas e equipamentos adequados. As oficinas acontecem por modalidades a cada dia com duração estipulada de acordo com o planejamento feito em conjunto com a coordenação cultural da QStampa - A Fábrica de Artes. Os módulos podem ser individuais ou integrados fazendo parte de um processo holístico de desenvolvimento da criatividade. É interessante variar as maneiras de estudar cada conteúdo e participar das atividades ao longo das oficinas, assim como na prática artística, há um pensar fazendo e também um fazer pensando, quando ensinamos, a ação mobiliza para a reflexão e a reflexão transforma a ação.
Coordenador
Maurício Lemmi
Formação
Bacharel em Administração pela Alvares Penteado, Pós-graduado em Marketing e Cinema pela ESPM e Mestre em Engenharia de Processos Industriais pela Poly USP.
Qualificações
Atuou na gestão de produtos, marketing e produção industrial em empresas como Editora Abril, O Estado de S.Paulo, Ed. Maltese, World Characters Corp, Universal Press, e também em industrias farmacêuticas tais como Pfizer, Pharmacia & UpJohn e AstraZeneca, na direção de comunicação.
Atualmente na QStampa - A Fábrica de Artes, coordena os cursos livre de artes, buscando a disseminação da história da cultura gráfica como arte.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL & PATROCÍNIO
Fedrigone Brasil Papéis